Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Prova AFT 2003 - ESAF

Questão 1 - (AFT - 2003 / ESAF) Três amigas encontram-se em uma festa. O vestido de uma delas é azul, o de outra é preto, e o da outra é branco. Elas calçam pares de sapatos destas mesmas três cores, mas somente Ana está com vestido e sapatos de mesma cor. Nem o vestido nem os sapatos de Júlia são brancos. Marisa está com sapatos azuis. Desse modo,

a) o vestido de Júlia é azul e o de Ana é preto.
b) o vestido de Júlia é branco e seus sapatos são pretos.
c) os sapatos de Júlia são pretos e os de Ana são brancos.
d) os sapatos de Ana são pretos e o vestido de Marisa é branco.
e) o vestido de Ana é preto e os sapatos de Marisa são azuis.

Resolução Questão 01

Questão 2 - (AFT - 2003 / ESAF) Pedro e Paulo saíram de suas respectivas casas no mesmo instante, cada um com a intenção de visitar o outro. Ambos caminharam pelo mesmo percurso, mas o fizeram tão distraidamente que não perceberam quando se cruzaram. Dez minutos após haverem se cruzado, Pedro chegou à casa de Paulo. Já Paulo chegou à casa de Pedro meia hora mais tarde (isto é, meia hora após Pedro ter chegado à casa de Paulo). Sabendo que cada um deles caminhou a uma velocidade constante, o tempo total de caminhada de Paulo, de sua casa até a casa de Pedro, foi de

a) 60 minutos
b) 50 minutos
c) 80 minutos
d) 90 minutos
e) 120 minutos

Resolução Questão 02

Questão 3 - (AFT - 2003 / ESAF) Três pessoas, Ana, Bia e Carla, têm idades (em número de anos) tais que a soma de quaisquer duas delas é igual ao número obtido invertendo-se os algarismos que formam a terceira. Sabe-se, ainda, que a idade de cada uma delas é inferior a 100 anos (cada idade, portanto, sendo indicada por um algarismo da dezena e um da unidade). Indicando o algarismo da unidade das idades de Ana, Bia e Carla, respectivamente, por A1, B1 e C1; e indicando o algarismo da dezena das idades de Ana, Bia e Carla, respectivamente, por A2, B2 e C2, a soma das idades destas três pessoas é igual a:

a) 3 (A2+B2+C2)
b) 10 (A2+B2+C2)
c) 99 – (A1+B1+C1)
d) 11 (B2+B1)
e) 3 (A1+B1+C1)

Resolução Questão 03

Questão 4 - (AFT - 2003 / ESAF) Um professor de Lógica percorre uma estrada que liga, em linha reta, as vilas Alfa, Beta e Gama. Em Alfa, ele avista dois sinais com as seguintes indicações: “Beta a 5 km” e “Gama a 7 km”. Depois, já em Beta, encontra dois sinais com as indicações: “Alfa a 4 km” e “Gama a 6 km”. Ao chegar a Gama, encontra mais dois sinais: “Alfa a 7 km” e “Beta a 3 km”. Soube, então, que, em uma das três vilas, todos os sinais têm indicações erradas; em outra, todos os sinais têm indicações corretas; e na outra um sinal tem indicação correta e outro sinal tem indicação errada (não necessariamente nesta ordem). O professor de Lógica pode concluir, portanto, que as verdadeiras distâncias, em quilômetros, entre Alfa e Beta, e entre Beta e Gama, são, respectivamente:

a) 5 e 3
b) 5 e 6
c) 4 e 6
d) 4 e 3
e) 5 e 2

Resolução Questão 04

Questão 5 - (AFT - 2003 / ESAF) Uma estranha clínica veterinária atende apenas cães e gatos. Dos cães hospedados, 90% agem como cães e 10% agem como gatos. Do mesmo modo, dos gatos hospedados 90% agem como gatos e 10% agem como cães. Observou-se que 20% de todos os animais hospedados nessa estranha clínica agem como gatos e que os 80% restantes agem como cães. Sabendo-se que na clínica veterinária estão hospedados 10 gatos, o número de cães hospedados nessa estranha clínica é:

a) 50
b) 10
c) 20
d) 40
e) 70

Resolução Questão 05

Questão 6 - (AFT - 2003 / ESAF) Quatro casais reúnem-se para jogar xadrez. Como há apenas um tabuleiro, eles combinam que: a) nenhuma pessoa pode jogar duas partidas seguidas; b) marido e esposa não jogam entre si. Na primeira partida, Celina joga contra Alberto. Na segunda, Ana joga contra o marido de Júlia. Na terceira, a esposa de Alberto joga contra o marido de Ana. Na quarta, Celina joga contra Carlos. E na quinta, a esposa de Gustavo joga contra Alberto. A esposa de Tiago e o marido de Helena são, respectivamente:

a) Celina e Alberto
b) Ana e Carlos
c) Júlia e Gustavo
d) Ana e Alberto
e) Celina e Gustavo

Resolução Questão 06

Questão 7 - (AFT - 2003 / ESAF) Investigando uma fraude bancária, um famoso detetive colheu evidências que o convenceram da verdade das seguintes afirmações:

1) Se Homero é culpado, então João é culpado.
2) Se Homero é inocente, então João ou Adolfo são culpados.
3) Se Adolfo é inocente, então João é inocente.
4) Se Adolfo é culpado, então Homero é culpado.

As evidências colhidas pelo famoso detetive indicam, portanto, que:

a) Homero, João e Adolfo são inocentes.
b) Homero, João e Adolfo são culpados.
c) Homero é culpado, mas João e Adolfo são inocentes.
d) Homero e João são inocentes, mas Adolfo é culpado.
e) Homero e Adolfo são culpados, mas João é inocente.

Resolução Questão 07

Questão 8 - (AFT - 2003 / ESAF) Se não durmo, bebo. Se estou furioso, durmo. Se durmo, não estou furioso. Se não estou furioso, não bebo. Logo,

a) não durmo, estou furioso e não bebo
b) durmo, estou furioso e não bebo
c) não durmo, estou furioso e bebo
d) durmo, não estou furioso e não bebo
e) não durmo, não estou furioso e bebo

Resolução Questão 08

Questão 9 - (AFT - 2003 / ESAF) Fernando, João Guilherme e Bruno encontram-se perdidos, uns dos outros, no meio da floresta. Cada um está parado em um ponto, gritando o mais alto possível, para que os outros possam localizá-lo. Há um único ponto em que é possível ouvir simultaneamente Fernando e Bruno, um outro único ponto (diferente daquele) em que é possível ouvir simultaneamente Bruno e João Guilherme, e há ainda um outro único ponto (diferente dos outros dois) em que é possível ouvir simultaneamente João Guilherme e Fernando. Bruno encontra-se, em linha reta, a 650 metros do ponto onde se encontra Fernando. Fernando, por sua vez, está a 350 metros, também em linha reta, do ponto onde está João Guilherme. Fernando grita o suficiente para que seja possível ouvi-lo em qualquer ponto até uma distância de 250 metros de onde ele se encontra. Portanto, a distância em linha reta, em metros, entre os pontos em que se encontram Bruno e João Guilherme é:

a) 650
b) 600
c) 500
d) 700
e) 720

Resolução Questão 09

Questão 10 - (AFT - 2003 / ESAF) Augusto, Vinicius e Romeu estão no mesmo vértice de um polígono regular. Num dado momento, os três começam a caminhar na borda do polígono. Todos os três caminham em velocidades constantes, sendo que a velocidade de Augusto é o dobro da de Vinicius e o quádruplo da de Romeu. Augusto desloca-se em sentido oposto ao de Vinicius e ao de Romeu. Após um certo tempo, Augusto e Vinicius encontram-se num determinado vértice. Logo a seguir, exatamente dois vértices depois, encontram-se Augusto e Romeu. O número de arestas do polígono é:

a) 10
b) 15
c) 12
d) 14
e) 11

Resolução Questão 10

Resolução

Questão 1 - Vamos preencher a seguinte tabelinha:


Nem o vestido nem os sapatos de Júlia são brancos


Marisa está com sapatos azuis



Somente Ana está com vestido e sapatos de mesma cor


Assim, resposta letra "c".

Retornar

Questão 2 - Nessa questão, temos:

Vpe: Velocidade de Pedro
Vpa: Velocidade de Paulo
A: Distância da casa de Pedro até o ponto de encontro de Pedro e Paulo
B: Distância da casa de Paulo até o ponto de encontro de Pedro e Paulo
t: Tempo gasto por Pedro e Paulo até se encontrarem
Distância total percorrida por Pedro = Distância total percorrida por Paulo = A + B

Assim, até o encontro dos dois, temos:

A = Vpe . t
B = Vpa . t

Após o encontro, temos:

A = Vpa . 40
B = Vpe . 10

Igualando as distância, temos:

A

Vpe . t = Vpa . 40
Vpe/Vpa = 40/t

B

Vpa . t = Vpe . 10
Vpe/Vpa = t/10

Igualando Vpe/Vpa, temos:

40/t = t/10
t2 = 400
t = 20

Assim, o tempo total de caminhada de Paulo, de sua casa até a casa de Pedro, foi de 20 + 40 = 60 minutos. Resposta letra "a".

Retornar

Questão 3 - Nessa questão, temos:

10A2 + A1 + 10C2 + C1 = 10B1 + B2
10A2 + A1 + 10C2 + C1 - 10B1 - B2 = 0 (expressão 1)

O que queremos calcular é:

10A2 + A1 + 10B2 + B1 + 10C2 + C1

Assim, somando-se 11B1 + 11B2 dos dois lados da expressão 1, temos:

10A2 + A1 + 10C2 + C1 - 10B1 - B2 = 0
10A2 + A1 + 10C2 + C1 - 10B1 - B2 + 11B1 + 11B2 = 0 + 11B1 + 11B2
10A2 + A1 + 10C2 + C1 + 10B2 + B1 = 11B1 + 11B2

Portanto, a soma das idades das três pessoas é igual a 11B1 + 11B2. Resposta letra "d".

Retornar

Questão 4 - Nessa questão, temos:

1 - Em Alfa: “Beta a 5 km” e “Gama a 7 km”.
2 - Em Beta: “Alfa a 4 km” e “Gama a 6 km”.
3 - Em Gama: “Alfa a 7 km” e “Beta a 3 km”.

Sabendo que em uma das três vilas, todos os sinais têm indicações erradas; em outra, todos os sinais têm indicações corretas; e na outra um sinal tem indicação correta e outro sinal tem indicação errada, procuramos dois sinais de vilas diferentes que possuam a mesma marcação, que será a correta.

Assim, a única distância que coincide é a distância de Alfa e Gama (7 km). Surge , então, a dúvida: Alfa ou Gama possui duas placas corretas?

Podemos concluir que é Alfa, pois caso Gama estivesse com as duas placas corretas, Beta também teria uma placa correta, pois a distância entre Alfa e Beta seria de 4 km. Com isso, concluímos que Alfa possui as duas placas corretas, Gama possui uma placa correta e uma errada e Beta possui duas placas erradas.

Portanto, resposta letra "e".

Retornar

Questão 5 - Nessa questão, temos:

C: Total de cães
G: Total de gatos = 10

Assim, temos:

0,1.C + 0,9.G = 0,2.(C + G)
0,1.C + 0,9.10 = 0,2.(C + 10)
0,1.C + 9 = 0,2.C + 2
0,1.C = 7
C = 70

Portanto, o total de cães é igual a 70. Resposta letra "e".

Retornar

Questão 6 - Vamos preencher a seguinte tabelinha:


Na primeira partida, Celina joga contra Alberto.


Na segunda, Ana joga contra o marido de Júlia.


Na terceira, a esposa de Alberto joga contra o marido de Ana.

Na quarta, Celina joga contra Carlos.


E na quinta, a esposa de Gustavo joga contra Alberto.


Portanto, resposta letra "a".

Retornar

Questão 7 - Vamos lá:

p: Homero é inocente
q: João é inocente
r: Adolfo é inocente

(~p → ~q)^(p → (~q v ~r))^(r → q)^(~r → ~p)

Testando p verdadeiro, temos:

(F → ~q)^(V → (~q v ~r))^(r → q)^(~r → F)

Vemos que ~r deve ser falso para que (~r → F) seja verdadeiro. Assim:

(F → ~q)^(V → (~q v F))^(V → q)^(F → F)

Aqui, encontramos uma contradição, pois ~q deve ser verdadeiro para que (V → (~q v F)) seja verdadeiro, e q deve ser verdadeiro para que (V → q) seja verdadeiro. Portanto, hipótese inválida.

Vamos testar, agora, p falso:

(V → ~q)^(F → (~q v ~r))^(r → q)^(~r → V)

Vemos que ~q deve ser verdadeiro para que (V → ~q) seja verdadeiro. Assim:

(V → V)^(F → (V v ~r))^(r → F)^(~r → V)

Agora, r deve ser falso para que (r → F) seja verdadeiro. Com isso:

(V → V)^(F → (V v V))^(F → F)^(V → V), que possui valor lógico verdadeiro. Portanto, hipótese válida.

Concluímos, então, que p, q e r são falsos, ou seja, Homero, João e Adolfo são culpados. Resposta letra "b".

Retornar

Questão 8 - Vamos lá:

p: Durmo
q: Bebo
r: Estou furioso

(~p → q)^(r → p)^(p → ~r)^(~r → ~q)

Testando p verdadeiro:

(F → q)^(r → V)^(V → ~r)^(~r → ~q)

Vemos que ~r deve ser verdadeiro para que (V → ~r) seja verdadeiro. Assim:

(F → q)^(F → V)^(V → V)^(V → ~q)

Agora, ~q deve ser verdadeiro para que (V → ~q) seja verdadeiro. Com isso:

(F → F)^(F → V)^(V → V)^(V → V), que possui valor lógico verdadeiro. Portanto, hipótese válida (p verdadeiro, q falso e r falso).

Testando p falso:

(V → q)^(r → F)^(F → ~r)^(~r → ~q)

Vemos que q deve ser verdadeiro para que (V → q) seja verdadeiro. Assim:

(V → V)^(r → F)^(F → ~r)^(~r → F)

Agora, vemos uma contradição, pois r deve ser falso para que (r → F) seja verdadeiro e r deve ser verdadeiro para que (~r → F) seja verdadeiro. Portanto, hipótese inválida.

Assim concluímos que durmo, não bebo e não estou furioso. Resposta letra "d".

Retornar

Questão 9 - Vamos fazer o desenho para facilitar:


Sabendo que só há um ponto em que se escuta Fernando e Bruno, Fernando e João Guilherme e Bruno e João Guilherme, as circunferências representam o alcance da voz de cada um. Assim, sabendo que a distância entre Bruno e Fernando é de 650 metros e que o alcance da voz de Fernando é de 250 metros, podemos concluir que o alcance da voz de Bruno é de 400 metros.

Da mesma forma, sabendo que a distância entre Fernando e João Guilherme é de 350 metros e que o alcance da voz de Fernando é de 250 metros, podemos concluir que o alcance da voz de João Guilherme é de 100 metros.

Assim, podemos concluir que a distância entre Bruno e João Guilherme é de 100 + 400 = 500 metros. Resposta letra "c".

Retornar

Questão 10 - Nessa questão, temos:

Velocidade de Augusto: 4V
Velocidade de Vinicius: 2V
Velocidade de Romeu: V

Assim, num mesmo período, Augusto percorre o dobro da distância de Vinícius e o quádruplo da distância de Romeu.

Com isso, sabendo que após Augusto encontrar Vinicius, ele anda e encontra Romeu dois vértices depois, podemos concluir que após o encontro entre Augusto e Romeu, Augusto andou 2 arestas do polígono e Romeu andou meia aresta. Portanto, Romeu estava 2 arestas e meia atrás de Vinicius no momento qume que Vinicius encontrou Augusto.

Assim, sabendo que Vinicius percorre o dobro da distância de Romeu num mesmo período, podemos concluir que no momento em que Vinicius encontrou Augusto, ele havia percorrido 5 arestas. Com isso, sabendo que Augusto percorre o dobro da distância de Vinicius num mesmo período, podemos concluir que no momento em que Augusto encontrou Vinicius, ele havia percorrido 10 arestas.

Portanto, podemos concluir que o polígono possui 15 arestas. Resposta letra "b".

Retornar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina