Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Prova APO e EPPGG 2005 - ESAF

Questão 1 - (APO e EPPGG - 2005 / ESAF) Um grupo de estudantes encontra-se reunido em uma sala para escolher aleatoriamente, por sorteio, quem entre eles irá ao Simpósio de Matemática do próximo ano. O grupo é composto de 15 rapazes e de um certo número de moças. Os rapazes cumprimentam-se, todos e apenas entre si, uma única vez; as moças cumprimentam-se, todas e apenas entre si, uma única vez. Há um total de 150 cumprimentos. O número de moças é, portanto, igual a:

a) 10
b) 14
c) 20
d) 25
e) 45

Resolução Questão 01

Questão 2 - (APO e EPPGG - 2005 / ESAF) Mauro, José e Lauro são três irmãos. Cada um deles nasceu em um estado diferente: um é mineiro, outro é carioca, e outro é paulista (não necessariamente nessa ordem). Os três têm, também, profissões diferentes: um é engenheiro, outro é veterinário, e outro é psicólogo (não necessariamente nessa ordem). Sabendo que José é mineiro, que o engenheiro é paulista, e que Lauro é veterinário, conclui-se corretamente que:

a) Lauro é paulista e José é psicólogo.
b) Mauro é carioca e José é psicólogo.
c) Lauro é carioca e Mauro é psicólogo.
d) Mauro é paulista e José é psicólogo.
e) Lauro é carioca e Mauro é engenheiro.

Resolução Questão 02

Questão 3 - (APO e EPPGG - 2005 / ESAF) Pedro e Paulo estão em uma sala que possui 10 cadeiras dispostas em uma fila. O número de diferentes formas pelas quais Pedro e Paulo podem escolher seus lugares para sentar, de modo que fique ao menos uma cadeira vazia entre eles, é igual a:

a) 80
b) 72
c) 90
d) 18
e) 56

Resolução Questão 03

Questão 4 - (APO e EPPGG - 2005 / ESAF) Carlos não ir ao Canadá é condição necessária para Alexandre ir à Alemanha. Helena não ir à Holanda é condição suficiente para Carlos ir ao Canadá. Alexandre não ir à Alemanha é condição necessária para Carlos não ir ao Canadá. Helena ir à Holanda é condição suficiente para Alexandre ir à Alemanha. Portanto:

a) Helena não vai à Holanda, Carlos não vai ao Canadá, Alexandre não vai à Alemanha.
b) Helena vai à Holanda, Carlos vai ao Canadá, Alexandre não vai à Alemanha.
c) Helena não vai à Holanda, Carlos vai ao Canadá, Alexandre não vai à Alemanha.
d) Helena vai à Holanda, Carlos não vai ao Canadá, Alexandre vai à Alemanha.
e) Helena vai à Holanda, Carlos não vai ao Canadá, Alexandre não vai à Alemanha.

Resolução Questão 04

Questão 5 - (APO e EPPGG - 2005 / ESAF) O sultão prendeu Aladim em uma sala. Na sala há três portas. Delas, uma e apenas uma conduz à liberdade; as duas outras escondem terríveis dragões. Uma porta é vermelha, outra é azul e a outra branca. Em cada porta há uma inscrição. Na porta vermelha está escrito: “esta porta conduz à liberdade”. Na porta azul está escrito: “esta porta não conduz à liberdade”. Finalmente, na porta branca está escrito: “a porta azul não conduz à liberdade”. Ora, a princesa – que sempre diz a verdade e que sabe o que há detrás de cada porta – disse a Aladim que pelo menos uma das inscrições é verdadeira, mas não disse nem quantas, nem quais. E disse mais a princesa: que pelo menos uma das inscrições é falsa, mas não disse nem quantas nem quais. Com tais informações, Aladim concluiu corretamente que:

a) a inscrição na porta branca é verdadeira e a porta vermelha conduz à liberdade.
b) a inscrição na porta vermelha é falsa e a porta azul conduz à liberdade.
c) a inscrição na porta azul é verdadeira e a porta vermelha conduz à liberdade.
d) a inscrição na porta branca é falsa e a porta azul conduz à liberdade.
e) a inscrição na porta vermelha é falsa e a porta branca conduz à liberdade.

Resolução Questão 05

Questão 6 - (APO e EPPGG - 2005 / ESAF) Há três moedas em um saco. Apenas uma delas é uma moeda normal, com “cara” em uma face e “coroa” na outra. As demais são moedas defeituosas. Uma delas tem “cara” em ambas as faces. A outra tem “coroa” em ambas as faces. Uma moeda é retirada do saco, ao acaso, e é colocada sobre a mesa sem que se veja qual a face que ficou voltada para baixo. Vê-se que a face voltada para cima é “cara”. Considerando todas estas informações, a probabilidade de que a face voltada para baixo seja “coroa” é igual a:

a) 1/2
b) 1/3
c) 1/4
d) 2/3
e) 3/4

Resolução Questão 06

Questão 7 - (APO e EPPGG - 2005 / ESAF) Você está à frente de três urnas, cada uma delas contendo duas bolas. Você não pode ver o interior das urnas, mas sabe que em uma delas há duas bolas azuis. Sabe, ainda, que em uma outra urna há duas bolas vermelhas. E sabe, finalmente, que na outra urna há uma bola azul e uma vermelha. Cada urna possui uma etiqueta indicando seu conteúdo, “AA”, “VV”, “AV” (sendo “A” para bola azul, e “V” para bola vermelha). Ocorre que – e isto você também sabe – alguém trocou as etiquetas de tal forma que todas as urnas estão, agora, etiquetadas erradamente. Você pode retirar uma bola de cada vez, da urna que bem entender, olhar a sua cor, e recolocá-la novamente na urna. E você pode fazer isto quantas vezes quiser. O seu desafio é determinar, por meio desse procedimento, o conteúdo exato de cada urna, fazendo o menor número de retiradas logicamente possível. O número mínimo de retira-das necessárias para você determinar logicamente o conteúdo exato de cada uma das três urnas é:

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

Resolução Questão 07

Questão 8 - (APO e EPPGG - 2005 / ESAF) Se de um ponto P qualquer forem traçados dois segmentos tangentes a uma circunferência, então as medidas dos segmentos determinados pelo ponto P e os respectivos pontos de tangência serão iguais. Sabe-se que o raio de um círculo inscrito em um triângulo retângulo mede 1 cm. Se a hipotenusa desse triângulo for igual a 20 cm, então seu perímetro será igual a:

a) 40 cm
b) 35 cm
c) 23 cm
d) 42 cm
e) 45 cm

Resolução Questão 08

Questão 9 - (APO e EPPGG - 2005 / ESAF) O raio do círculo A é 30% menor do que o raio do círculo B. Desse modo, em termos percentuais, a área do círculo A é menor do que a área do círculo B em:

a) 51%
b) 49%
c) 30%
d) 70%
e) 90%

Resolução Questão 09

Questão 10 - (APO e EPPGG - 2005 / ESAF) O menor complementar de um elemento genérico xij de uma matriz X é o determinante que se obtém suprimindo a linha e a coluna em que esse elemento se localiza. Uma matriz Y = yij, de terceira ordem, é a matriz resultante da soma das matrizes A = (aij) e B = (bij). Sabendo-se que (aij) = (i+j)2 e que bij = i2, então o menor complementar do elemento y23 é igual a:

a) 0
b) -8
c) -80
d) 8
e) 80

Resolução Questão 10

Resolução

Questão 1 - Nessa questão, temos que:

Número de Homens = 15
Número de Mulheres = M

Total de cumprimento dos Homens

C(15,2) = 15!/(15-2)!.2! = 15.14.13!/13!.2 = 15.7 = 105

Total de cumprimento das mulheres

C(M,2) = M!/(M-2)!.2! = M(M-1)(M-2)!/(M-2)!.2 = M(M-1)/2

Fazendo a combinação das mulheres duas a duas igual a 45 (que é 150 menos os cumprimentos dos homens), temos:

M(M-1)/2 = 45
M(M-1) = 90
M2 - M = 90
M2 - M - 90 = 0

Resolvendo esta equação, temos M = 10 ou M = -9(descartamos por ser negativo). Portanto, o número de moças é igual a 10. Resposta letra "a".

Retornar

Questão 2 - Essa questão foi anulada por apresentar mais de uma opção correta. Vamos resolvê-la e verificar isso:

Pelo enunciado, sabemos que:

José é mineiro
O engenheiro é paulista
Lauro é veterinário

Assim, podemos concluir que Lauro é carioca, pois ele não pode ser mineiro (já que José é o mineiro) e não pode ser paulista (já que o paulista é engenheiro, e Lauro é veterinário).

Lauro -- Carioca -- Veterinário

Podemos, também, concluir que Mauro é o paulista, já que Lauro é carioca e José é mineiro.

Mauro -- Paulista -- Engenheiro

Por fim, só sobrou José, que é o Psicólogo, pois Mauro é engenheiro e Lauro é veterinário.

José -- Mineiro -- Psicólogo

Assim, temos como respostas possíveis as letras "d" e "e". Questão anulada.

Retornar

Questão 3 - Nessa questão, temos o seguinte:

Vamos dividir em duas situações (que possuem o mesmo número de possibilidades):

Situação 1: Pedro sentando na frente de Paulo
Situação 2: Paulo sentando na frente de Pedro

Vamos fazer nosso cálculo para a situação 1 (que será o mesmo valor para a situação 2):

Se Pedro sentar na primeira cadeira, Paulo poderá sentar a partir da terceira até o final da fila (8 opções de cadeiras). Para cada lugar que Pedro passar para trás, as opções de Paulo diminuem uma unidade. Isso irá ocorrer até que Pedro sente na oitava cadeira e Paulo sente na décima cadeira. Assim temos:

Pedro na cadeira 1: Paulo tem 8 opções
Pedro na cadeira 2: Paulo tem 7 opções
Pedro na cadeira 3: Paulo tem 6 opções
....
Pedro na cadeira 8: Paulo tem 1 opção (sentar-se na cadeira 10)

Assim, o número de possibilidades da situação 1 será:

8 + 7 + 6 + 5 + 4 + 3 + 2 + 1 = 36

Sabendo que o número de possibilidades da situação 2 é igual ao número de possibilidades da situação 1, então o total de possibilidades é 36 + 36 = 72 possibilidades. Resposta letra "b".

Retornar

Questão 4 - Vamos esquematizar o enunciado:

p: Carlos ir ao Canadá.
q: Alexandre ir à Alemanha.
r: Helena ir à Holanda.

(q → ~p)^(~r → p)^(~p → ~q)^(r → q)

Vamos testar "p" falso:

(q → V)^(~r → F)^(V → ~q)^(r → q)

Assim, "~r" deve ser falso para que (~r → F) seja verdadeiro e "~q" deve ser verdadeiro para que (V → ~q) seja verdadeiro. Substituindo (r verdadeiro e q falso):

(F → V)^(F → F)^(V → V)^(V → F)

Expressão incorreta pois (V → F) possui valor lógico falso (r → q).

Vamos testar, agora, "p" verdadeiro:

(q → F)^(~r → V)^(F → ~q)^(r → q)

Assim, "q" deve ser falso para que (q → F) seja verdadeiro:

(F → F)^(~r → V)^(F → V)^(r → F)

Assim, "r" deve ser falso para que (r → F) seja verdadeiro:

(F → F)^(V → V)^(F → V)^(F → F)

Expressão ok (p verdadeiro; q falso e r falso). Com isso, Carlos vai ao Canadá, Alexandre não vai à Alemanha e Helena não vai à Holanda. Resposta letra "c".

Retornar

Questão 5 - Nessa questão, sabeos que em uma porta a frase é verdadeira, em uma porta a frase é falsa e em uma porta a frase pode ser verdadeira ou falsa. Vamos simular as situações:

Frase da porta vermelha: "esta porta conduz à liberdade"
Frase da porta azul: "esta porta não conduz à liberdade"
Frase da porta branca: "a porta azul não conduz à liberdade"

Situação 1 - A porta vermelha conduz à liberdade:

Frase da porta vermelha: Verdadeira
Frase da porta azul: Verdadeira
Frase da porta branca: Verdadeira

Opção incorreta.

Situação 2 - A porta azul conduz à liberdade:

Frase da porta vermelha: Falsa
Frase da porta azul: Falsa
Frase da porta branca: Falsa

Opção incorreta.

Situação 3 - A porta branca conduz à liberdade:

Frase da porta vermelha: Falsa
Frase da porta azul: Verdadeira
Frase da porta branca: Verdadeira

Opção correta. Portanto, resposta letra "e".

Retornar

Questão 6 - Nessa questão temos que:

Número de moedas = 3
Número de faces = 6
Número de faces "cara" = 3
Número de faces "cara" com o outro lado "coroa" = 1

Probabilidade de que a face voltada para baixo seja “coroa”, dado que a face de cima é "cara" é igual a 1/3. Resposta letra "b".

Retornar

Questão 7 - Nessa questão, vamos direto à solução do problema:

Como foi informado que todas as urnas estão com etiqueta errada, o melhor caminho é retirar a bola da urna com a etiqueta "AV", pois nela já se sabe que possui bolas de uma mesma cor. Assim, ao retirar uma bola, ela poderá ser azul ou vermelha. Se for vermelha, podemos concluir que na urna com etiqueta "VV" haverá duas bolas azuis e na urna com etiqueta "AA" haverá uma bola azul e uma vermelha. Já se for azul, podemos concluir que na urna com etiqueta "AA" haverá duas bolas vermelhas e na urna com etiqueta "VV" haverá uma bola azul e uma vermelha.

Retira uma bola da urna "AV"


Se a bola é vermelha

AV = 2 bolas vermelhas
AA = 1 bola azul e 1 bola vermelha
VV = 2 bolas azuis

(Se não fosse assim, a urna AA estaria com a etiqueta correta)


Se a bola é azul

AV = 2 bolas azuis
VV = 1 bola azul e 1 bola vermelha
AA = 2 bolas vermelhas

(Se não fosse assim, a urna VV estaria com a etiqueta correta)


Portanto, basta retirar uma bola. Resposta letra "a".

Retornar

Questão 8 - Aqui, vamos fazer o desenho para facilitar a interpretação:


Com isso, temos que o perímetro do triângulo será:

k + k + j + j + i + i = 1 + 1 + 20 + 20 = 42cm

Portanto, resposta letra "d".

Retornar

Questão 9 - Nessa questão, temos o seguinte:

Raio do círculo B = R
Raio do círculo A = 0,7R

Área do círculo B = π R2
Raio do círculo A = π (0,7R)2 = π 0,49 R2

Portanto, a área do círculo A é 51% menor do que a área do círculo B. Resposta letra "a".

Retornar

Questão 10 - Nessa questão, primeiro vamos montar as matrizes A e B, somá-las, e encontar a matriz Y:


Agora, retirando o a linha e a coluna do elemento y23 temos:



Com isso, calculamos o determinante:

Det(m) = 5 x 34 - 25 x 10 = 170 - 250 = -80

Portanto, resposta letra "c"

Retornar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina