Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Prova STN 2008 - ESAF

Questão 1 - (STN - 2008 / ESAF) A calculadora de Eliane tem duas teclas especiais, T1 e T2, que realizam operações diferentes. A tecla T1 transforma o número t que está no visor em 1/t. A tecla T2 transforma o número t que está no visor em 1– t. Eliane digita um número no visor. A seguir, de forma sucessiva e alternadamente, ela digita as duas teclas especiais, iniciando por T1 , isto é: T1, T2, T1, T2, T1, T2 .... . Sabendo-se que após 1204 operações o visor mostrava o número 5, pode-se corretamente concluir que o número que Eliane digitou no visor é igual a:

a) 0,8
b) 0,7
c) 2,5
d) 0,42
e) 0,36

Resolução Questão 01

Questão 2 - (STN - 2008 / ESAF) Dois eventos A e B são ditos eventos independentes se e somente se:

a) a probabilidade de ocorrência conjunta de A e B for nula.
b) a ocorrência de B alterar a probabilidade de ocorrência de A.
c) a ocorrência de A alterar a probabilidade de ocorrência de B.
d) a ocorrência de B não alterar a probabilidade de ocorrência de A.
e) a probabilidade de ocorrência conjunta de A e B for igual a 1.

Resolução Questão 02

Questão 3 - (STN - 2008 / ESAF) Uma equipe de três policiais está em uma viatura perseguindo o carro de Telma e Louise que corre por uma estrada reta onde existe um túnel construído também em linha reta. Antes de chegarem até o túnel, os policiais avistam o carro de Telma e Louise que já está dentro do túnel - , exatamente a 200 metros de uma das extremidades. Na posição em que o carro das moças se encontra, elas acreditam que têm duas opções de fuga: continuar dirigindo no sentindo em que se encontram ou dirigirem em direção à polícia. A partir da velocidade do carro de Telma e Louise e da velocidade da viatura, os policiais concluíram, acertadamente, que as moças não poderão fugir se forem capturadas no túnel. Ou seja, os policiais poderão apanhá-las numa ou noutra extremidade do túnel, independentemente da direção que elas tomarem. Sabe-se que o carro de Telma e Louise e a viatura dos policiais locomovem-se a velocidades constantes. Sabe-se, também, que o túnel tem um quilômetro de comprimento. Desse modo, conclui-se que a relação entre a velocidade da viatura e a do carro das moças é dada por:

a) 3/2
b) 3/5
c) 7/5
d) 3/4
e) 5/3

Resolução Questão 03

Questão 4 - (STN - 2008 / ESAF) Ana possui em seu closed 90 pares de sapatos, todos devidamente acondicionados em caixas numeradas de 1 a 90. Beatriz pede emprestado à Ana quatro pares de sapatos. Atendendo ao pedido da amiga, Ana retira do closed quatro caixas de sapatos. O número de retiradas possíveis que Ana pode realizar de modo que a terceira caixa retirada seja a de número 20 é igual a:

a) 681384
b) 382426
c) 43262
d) 7488
e) 2120

Resolução Questão 04

Questão 5 - (STN - 2008 / ESAF) Marco estuda em uma universidade na qual, entre as moças de cabelos loiros, 18 possuem olhos azuis e 8 possuem olhos castanhos; entre as moças de cabelos pretos, 9 possuem olhos azuis e 9 possuem olhos castanhos; entre as moças de cabelos ruivos, 4 possuem olhos azuis e 2 possuem olhos castanhos. Marisa seleciona aleatoriamente uma dessas moças para apresentar para seu amigo Marco. Ao encontrar com Marco, Marisa informa que a moça selecionada possui olhos castanhos. Com essa informação, Marco conclui que a probabilidade de a moça possuir cabelos loiros ou ruivos é igual a:

a) 0
b) 10/19
c) 19/50
d) 10/50
e) 19/31

Resolução Questão 05

Questão 6 - (STN - 2008 / ESAF) As seguintes afirmações, todas elas verdadeiras, foram feitas sobre a ordem dos valores assumidos pelas variáveis X, Y, Z, W e Q: i) X < Y e X > Z; ii) X < W e W < Y se e somente se Y > Z; iii) Q ≠ W se e somente se Y = X. Logo:

a) Y > W e Y = X
b) Q < Y e Q > Z
c) X = Q
d) Y = Q e Y > W
e) W < Y e W = Z

Resolução Questão 06

Questão 7 - (STN - 2008 / ESAF) Ao resolver um problema de matemática, Ana chegou à conclusão de que: x = a e x = p, ou x = e. Contudo, sentindo-se insegura para concluir em definitivo a resposta do problema, Ana telefona para Beatriz, que lhe dá a seguinte informação: x ≠ e. Assim, Ana corretamente conclui que:

a) x ≠ a ou x ≠ e
b) x = a ou x = p
c) x = a e x = p
d) x = a e x ≠ p
e) x ≠ a e x ≠ p

Resolução Questão 07

Resolução

Questão 1 - Nessa questão fica claro que não podemos utilizar a técnica de tentaiva e erro logo de início, pois se perderia muito tempo. Portanto vamos tentar verificar algum comportamento repetitivo das operações e deduzir esta resposta. Vamos chamar o número inicial de x. Assim temos:

Antes de digitar nenhuma tecla (momento 0): Visor mostra o valor: x
Após digitar a primeira tecla (momento 1): Visor mostra o valor: 1/x
Após digitar a segunda tecla (momento 2): Visor mostra o valor: 1 - 1/x = (x-1)/x
Após digitar a terceira tecla (momento 3): Visor mostra o valor: 1/[(x-1)/x] = x/(x-1)
Após digitar a quarta tecla (momento 4): Visor mostra o valor: 1- x/(x-1) = -1/(x-1)
Após digitar a quinta tecla (momento 5): Visor mostra o valor: 1/[-1/(x-1)] = 1-x
Após digitar a sexta tecla (momento 6): Visor mostra o valor: 1-(1-x) = x
Após digitar a sétima tecla (momento 7): Visor mostra o valor: 1/x
Após digitar a oitava tecla (momento 8): Visor mostra o valor: 1 - 1/x = (x-1)/x

Percebemos agora que a cada ciclo de 6 teclas digitadas, o valor que aparece na tecla da calculadora retorna para o valor original. Com isso, vamos agora calcular quantos ciclos de 6 digitadas possui o número 1204, e verificar se sobrou alguma tecla para ser digitada. Dividindo 1204 por 6 temos como resposta 200 ciclos e uma sobra de 4. Agora basta igualar o valor exibido na calculadora com o valor calculado para o momento 4. Assim temos:

-1/(x-1) = 5
-1 = 5x - 5
5x = 4
x = 0,8

Portanto, temos a resposta letra "a".

Retornar

Questão 2 - Essa questão cobra um conceito do assunto Probabilidades. Esse conceito diz o seguinte:

Sejam A e B 2 eventos de um espaço amostral S, A e B são ditos independentes se a probabilidade de um deles ocorrer não afetar a probabilidade do outro ocorrer. Portanto a resposta é letra "d".

Retornar

Questão 3 - Vamos ilustrar a questão para facilitar o entendimento:

Temos então o seguinte:

Os carros se encontram no início do túnel

K = Vv.t1 -> t1 = K/Vv
200 = Vm.t1

Substituindo t1:

200 = Vm.(K/Vv)
K = 200.(Vv/Vm)

Os carros se encontram no fim do túnel

K + 1.000 = Vv.t2
800 = Vm.t2 -> t2 = 800/Vm

Substituindo t2:

K + 1.000 = Vv.(800/Vm)

Substituindo agora o K:

200.(Vv/Vm) + 1.000 = Vv.(800/Vm)
600.(Vv/Vm) = 1.000
Vv/Vm = 1.000/600
Vv/Vm = 5/3

Resposta então letra "e".

Retornar

Questão 4 - Nessa questão, devemos lembrar que é um caso de análise combinatória sem reposição. Vamos lá:

Primeira caixa: 89 possiblidades (já que a terceira deve ser a caixa n° 20)
Segunda caixa: 88 possiblidades (já que a primeira já foi retirada e a terceira deve ser a caixa n° 20)
Terceira caixa: 1 possiblidade (a questão determina que terceira deve ser a caixa n° 20)
Quarta caixa: 87 possiblidades (já que as três primeiras caixas já foram retiradas)

Com isso, é só multiplicar as possibilidades: 89 x 88 x 1 x 87 = 681.384 (letra "a")

Retornar

Questão 5 - Nessa questão, devemos focar no universo a que a questão está se referindo. Segue a tabela com as informações dadas pela questão:

Como a qustão informa que a moça possui olhos castanhos, o universo de moças com olhos castanhos é 19 (8 + 9 + 2). Por fim, como a questão pede a probabilidade da moça possuir cabelos loiros ou ruivos, temos que esta probabilidade é: (8 + 2)/19 = 10/19. Resposta letra "b".

Retornar

Questão 6 - Vamos resolver esta questão por partes, sabendo que i, ii e iii são verdadeiros:

i) X < Y e X > Z; como trata-se de uma conjunção, X < Y é verdadeiro e X > Z também é verdadeiro. Portanto temos que: Y > X > Z.

ii) X < W e W < Y se e somente se Y > Z; como trata-se de uma bicondicional, e sabemos pelo item anterior que Y > Z é verdadeiro, temos que (X < W e W < Y) também é verdadeiro. Logo, X < W é verdadeiro e W < Y também é verdadeiro. Com isso temos: Y > W > X > Z.

iii) Q ≠ W se e somente se Y = X; tratando-se de uma bicondicional, e sabendo pelo item anterior que Y = X é falso, temos que Q ≠ W também é falso, o que resulta em Q = W. Com isso, chegamos ao final com: Y > W = Q > X > Z.

A resposta então é letra "b".

Retornar

Questão 7 - Nesta questão, vamos batizar as expressões:

P: x = a
Q: x = p
R: x = e

Assim, podemos montar a expressão:

(P ^ Q) v R

Sabendo que x ≠ e (R sendo falso), temos que (P ^ Q) deve ser verdadeiro. Assim, temos que P é verdeiro e Q também é verdadeiro. Logo, a resposta é a letra "c) x = a e x = p".

Retornar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina